sábado, 11 de janeiro de 2014

     PROTETOR  AURICULAR

       Para que serve o protetor auricular, fora a especificação para natação?
      
 

    Este produto é confeccionado em silicone moldável, é indicado para proteger o ouvido contra a entrada da água.
     Há muito tempo, nas viagens aéreas, todas às vêzes que o avião começava abaixar para a aterrisagem, eu sentia uma dor intensa nos meus ouvidos, e persistia após dois ou três dias.
     Consultando um oftalmologista, este me explicou a origem da dôr devido a descompressão no ouvido interno, e disse que não havia solução, e me indicou a mascar chiclete.
     Mas como nada destas soluções dava o resultado, me lembrei que quando voei pela primeira vêz, ainda criança, na rota São Paulo - Belém, num DC 3, da Real Aerovias, senti esta mesma dôr e minha mãe tinha colocado um bolinho de algodão no meu ouvido, o que tinha me aliviado um pouco mais.
     Procurei por algo que pudesse vetar mais o ouvido, e pensei no protetor auricular para natação. Fui a uma loja de artigos esportivos e me mostraram um protetor rígido e um de silicone.
     Comprei os dois e fui testar no primeiro vôo que aconteceria logo em seguida.
     Durante o vôo que teria duas escalas, na primeira descida coloquei o rígido, em forma de cone, mas durante a descida, mesmo apertando com as mãos, o protetor não surtiu efeito.
     Na segunda descida, coloquei o de silicone, moldei bem no ouvido, e este realmente funcionou, não sentindo mais aquela dôr intensa.
    Bem, fora esta aplicação muito útil, este produto me mostrou que teria outra utilização.
     Moro num apartamento no décimo segundo andar, e a uma quadra de distância, instalou-se um Botequim, que começou a realizar shows nas noites de quartas-feiras e nos finais de semana, com sons altíssimas, prolongando até às 4:30 hs, e não conseguíamos dormir. Ligamos para Disk Silêncio, mas nada foi resolvido.
     Então pensei que, quando colocava o silicone nos ouvidos, abaixava consideravelmente a audição, e resolví dormir com eles, primeiramente nas noites que haviam festas, e atualmente todas as noites, devido a um vizinho que fica com o televisão ligado até de madrugada, e embalando na rêde, fazendo um rangido terrível. 
    Assim foi resolvido o problema.

2 comentários:

  1. Muito útil a sua dica. Viver na metrópole está ficando cada vez mais inviável, em termos de barulho. Principalmente se a pessoa mora em um apartamento que fica em uma rua com tráfego ininterrupto de carros, caminhões e onibus.Sem falar nos bêbados das noites dos finais de semana, com os seus monólogos incompreensíveis, ditos a plenos pulmões e o morador do andar de cima, que acontece de praticar sapateado com tamancos holandeses, a partir das 8 da noite, 7 dias da semana. Viva-se com um barulho desses!

    O «vedador auricular» (ear plug) que adquirí, embora feito de espuma (ou talvez devido ser feito de espuma), por alguma razão nunca se encaixou na minha orelha direita, caindo sem parar, dando-me a impressão de que existe algum defeito nela (na orelha e não no vedador), sendo assim, tenho quase a certeza de que o protetor auricular de silicone moldável será a única solução.

    ResponderExcluir
  2. Acrecentando aqui para melhor resultado para vedar o ouvido na descompressão aérea, use um creme para hidratação, unte-os levemente e adapte na cavidade auricular ao anunciarem a descida. Vá praticando o movimento de engolir a saliva e com certeza você não sentirá mais esta dor 😢 tão incomoda.

    ResponderExcluir