sábado, 13 de julho de 2013




A arte e o dentista

Trabalhei quase 40 anos como odontólogo. No meu tempo o profissional era denominado Cirurgião Dentista.
Sempre achei que a minha profissão tinha muito a ver com arte.
O profissional precisa ter a sensibilidade, a criatividade e muita habilidade, tanto que um bom odontólogo seria capaz de fazer bons desenhos, pintura a óleo, escultura e até na execução de instrumentos musicais.
Fui a vários congressos no Brasil, e em São Paulo no Anhembi, onde se realizava o evento, tinha uma sala especial onde os profissionais expunham as suas obras, tanto nos desenhos, pintura de tela em óleo e a escultura.
Felizmente desde a minha infância, gostava de desenhar e como meus pais eram dentistas, a minha mãe conta que me levava no carrinho de bebê ao consultório, pois não tinha com quem me deixar, e assim mais tarde já crescido, frequentava de vez em quando o consultório, e enquanto esperava por eles até a hora de voltarem para casa, ficava sentado à mesa, pegava uma folha de receituário e ficava desenhando. Quando eu achava que o desenho era satisfatório, pedia para meu pai deixar fixado na parede.
Creio que herdei esse dom de desenhar e pintar do meu avô materno. Ele era verdadeiro artista, desenhava, fazia pinturas a óleo, tocava violão e era tudo autodidata.
Na minha infância, quando morávamos em São Paulo, na sala do nosso apartamento tinha dois quadros de pintura a óleo, feitas por ele.


Nesta foto da década de 1950, vemos as duas telas, sendo que a do lado direito era uma vista da praia de Itararé em São Vicente onde tínhamos apartamento, onde se via uma pedra próxima à praia.
Sempre me lembrava dessa pedra, a “pedra da feiticeira”, e recentemente achei a foto já bastante danificada pelo tempo, resolvi ampliar no computador.
Scaneei e melhorei corrigindo a imagem, e fiquei surpreso ao observar que havia três imagens, o que nunca me recordava.


Era a imagem de um casal e de um filho menor em trajes de banho.
Melhorei a imagem, colori, e o resultado ficou assim.










Aqui assinei como Guassan II em homenagem ao meu avô, que assinava como Guassan.

Um comentário:

  1. Vejo que o seu blog é recheado de informações.
    O que você diz sobre os dentistas é verdade.......pois a mãe, que era dentista, tinha o dom da ouriversaria, lembra-se?

    A sua paixão pelas jóias acabou levando-a aos garimpos, de onde retornava com pedras preciosas, que ela convertia em brincos e anéis.

    Também me lembro que você fazia mini-esculturas.....em sabonete e em grafite. Pena que eu não conservei as suas peças de arte.

    Você também desenhava mangás muito bem feitos.

    ResponderExcluir